A maneira comprovadamente mais eficaz de se alcançar sucesso em projetos de reestruturação institucional
Quem Mexeu no Meu Queijo?
Quem Mexeu no Meu Queijo? (Who Moved My Cheese?, no original em inglês) é um livro motivacional escrito pelo Dr. Spencer Johnson que apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois "homenzinhos", Hem e Haw.

Aqui você poderá assistir à versão em desenho animado dessa história, que é uma alegoria que retrata os objetivos que temos na vida e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos.

Nossa tendência natural é querer que as coisas se mantenham tal como são, e evitar, na medida do possível, qualquer tipo de mudança, pois elas podem ser traumáticas. Mas isso nem sempre é possível, afinal, nada é eterno e as mudanças chegam quando menos esperamos.

É possível que tenhamos ficado sem trabalho ou que comece a haver dificuldades e que nossos negócios estejam começando a sofrer uma crise. Talvez as mudanças não tenham nada a ver com trabalho ou negócios, mas sim com a vida pessoal e familiar. De qualquer forma, venham de onde vierem, é preciso saber enfrentar as mudanças de forma adulta e solucionar os problemas da melhor forma possível, e para isso é preciso ter uma boa ferramenta.

"Quem Mexeu no Meu Queijo?" é nossa primeira (e simples) contribuição conceitual da ferramenta de capacitação na gestão de pessoas que temos intenção de implementar na AFPESP e que, esperamos, seja um instrumento que agregue valor para sairmos todos vitoriosos. Esperamos que "Quem Mexeu no Meu Queijo?" seja apenas o início de um ciclo de mensagens lúdicas que pretendemos trabalhar para o desenvolvimento das pessoas que fazem a AFPESP.

A história é simples e é contada em forma de fábula para tentar atingir o maior número possível de pessoas. Como em toda história desse tipo a idéia não é dar soluções diretas. A animação não explica como solucionar os conflitos em casa ou no trabalho, mas dá intuição de como fazê-lo. Mesmo no fracasso a idéia é não se lamentar, pois lamentar não resolve o problema. A verdadeira mensagem é: "Mexa-se logo, caso contrário estará perdendo muitas oportunidades".

O queijo, dentro da história, é esse algo que desejamos, seja uma boa situação no trabalho, uma casa nova, uma família, dinheiro, etc. O labirinto simboliza o entorno onde nos movemos. Os personagens da história representam as diferentes atitudes que podemos tomar.

Esperamos que gostem.

3WRH – Desenvolvimento em Recursos Humanos

Atitudes Comportamentais
O problema não é meu


Este vídeo tem a intenção de despertar de forma lúdica, situações com que nos deparamos no nosso dia a dia e por força do hábito, do vício, do estado de motivação individual, entre outros sentimentos, interagimos passiva ou ativamente com situações decorrentes.
Como nascem os Paradigmas


“Como nascem os Paradigmas” é um vídeo direcionado à Capacitação e a Gestão de Pessoas.

Contudo, independente do filme por si só, entendi que seria importante falar algo mais sobre o ‘paradigma’, pois o entendimento dele é que trará uma outra perspectiva .




© Copyright 2011, 3WRH - Recursos Humanos

Desenvolvido por QDigital